O Brasil é um terreno muito fértil para o
empreendedorismo feminino. Um relatório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio
às Micro e Pequenas Empresas), divulgado no ano passado, demonstra que a taxa
de empreendedoras no estágio inicial do negócio (de até 3,5 anos) chegou a 16
milhões de mulheres, ou seja, elas são responsáveis por metade dos negócios
nesta fase, no país.
O fenômeno da entrada maciça de mulheres no terreno do
empreendedorismo, que até pouco tempo atrás era majoritariamente liderado por
homens, pode estar relacionado aos dados apresentados pelo Governo Federal
que dão conta de que três em cada quatro lares brasileiros são hoje chefiados
por mulheres -- 41% tem o próprio negócio. Eles, geralmente, são
voltados para varejo e serviços.
De olho neste movimento e com a proposta de criar um
espaço único e inovador para discussão de ideias e troca de experiências entre
mulheres que estão adentrando o mundo do empreendedorismo -- a maioria dos
negócios chefiados por elas está em estágio inicial como mencionado – a
empreendedora Ely Ribeiro aposta no ineditismo de uma rede social dedicada a
elas.
“Muitos dos lares brasileiros chefiados por mulheres
têm como característica o esforço individual de cada uma. Grande parte das
vezes, essas mulheres não têm emprego formal, se veem diante da necessidade de
empreender e apostam naquilo em que têm algum conhecimento, mas sem metas
pré-definidas. Desenvolver ações práticas e com foco em resultados rápidos
torna-se primordial para atender as limitações de tempo que elas dedicam ao
negócio, nessa premissa, a rede Donadelas apresenta um layout simples, com foco
em negócios, que pode gerar um impacto positivo na vida dessas mulheres - explica
Ely.
O Donadelas – www.donadelas.com.br –
foi idealizado para proporcionar mais oportunidades de negócios a essas
brasileiras que estão iniciando seu caminho na seara do empreendedorismo e
também àquelas que já se encontram há mais tempo no mercado, já aprenderam com
os erros e têm boas perspectivas de crescimento.
“O interessante é que se trata de uma rede gratuita,
disponível a qualquer mulher que deseje divulgar seu trabalho ou fazer
networking com outras empreendedoras. Na página pessoal é possível postar
fotos, colocar detalhes de seu perfil e história. Há também espaço para
enquetes rápidas, que podem facilitar em muito na pesquisa de tendências ou
ideias, e ajudar as empreendedoras na tomada de boas decisões”, conta a
idealizadora da rede social.
O
Donadelas tem uma vertente internacional com a participação de um
sócio-investidor o francês Mohamed Moulaye – “nosso foco inicial é apresentar
uma plataforma que facilite a vida e os negócios das mulheres empreendedoras no
Brasil, e em breve visamos conectá-las numa rede mundial de partilha de
conhecimentos, experiências e negócios, beneficiando-as com a possibilidade de
expansão de seus emprendimentos além-fronteiras”, relata Mohamed.