O ex-aluno do Senac Marcel Feitosa, de Santa Cruz do
Capibaribe, está entre os 19 selecionados para um projeto de moda realizado
pelo designer, consultor e professor Mário Queiroz durante a quarentena. O
projeto teve início em março quando o consultor usou as redes sociais para
convidar designers que tivessem interesse em participar de uma iniciativa
gratuita, com o desafio de criar uma coleção voltada a um futuro próximo após a
Covid-19. Mário fez toda mentoria remotamente e, em junho, os participantes
apresentaram coleções com sete looks. No grupo, há ainda outra pernambucana,
Sarah Lima, que mora em Caruaru, e designers de São Paulo, Brasília, Rio Grande
do Norte e de Portugal.
Marcel disse ter ficado surpreso com o resultado. “Eu
realmente não esperava ser selecionado. Eu mandei de uma forma despretensiosa.
Quando fiquei sabendo, fiquei muito feliz, não acreditei, mas aceitei
instantaneamente”, confessa. Ele se inspirou no romance Mar Morto, de Jorge
Amado, para fazer a sua coleção. Para ele, o lirismo alivia o cotidiano de uma
quarentena e, na época, ele estava lendo a obra. “Vi que os marítimos têm muito
do que precisamos para encarar as consequências da Covid-19, como coragem,
determinação, e eles lidam com as incertezas do mar”, explica Marcel. A coleção
tem looks voltados para o público masculino. Sarah Lima, a outra pernambucana
selecionada, é de Tabira, mas está morando em Caruaru. Sua coleção, inspirada
nas flores e pássaros da Caatinga, com materiais antibacterianos e
impermeabilizados, é voltada para o público feminino. “Fico muito feliz em ter
contribuído com esses grandes talentos e poder apresentá-los”, comemorou o
designer Mário Queiroz.
Futuro
Marcel começou a trabalhar com moda aos 16 anos. Nos
primeiros cinco anos, participou de cursos realizados pelo Senac, em parceria
com a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe. Para o coordenador do
curso de Design de Moda da Faculdade Senac em Caruaru, Luiz Clério, uma
mentoria como essa de Mário Queiroz é única, mas oportunidade é uma situação
pontual para “poucos e talentosos profissionais, novatos ou não. O
desenvolvimento profissional em uma instituição séria e comprometida com a
formação, como o Senac, é um investimento certeiro para quem quer ter sucesso.”
Os dezenove designers estão usando as próprias redes
sociais para apresentar os trabalhos. Mário Queiroz também vai publicar o
material nas redes sociais. Mas, Marcel quer ir além. O próximo passo é
desenvolver os croquis, fotografar e tentar comercializar as peças.